Gestalt-Terapia



“Uma psicoterapia, preocupada com a valorização do humano, procura diretamente lidar com o que de positivo tem a pessoa, procura lidar com seu potencial de vida (saúde, beleza, força, etc.), procura fazer com que o cliente tome, de fato, posse de si mesmo e do mundo”
Jorge Ponciano Ribeiro

             A Gestalt-Terapia é uma abordagem fenomenológica, humanista e existencialista. Enquanto psicologia humanista, busca o resgate das potencialidades; da beleza, da criatividade, do positivo: o resgate do humano. Entende que, a cada momento que passa, o homem é uma nova possibilidade de si mesmo.

                 Entende também que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, um configuração, e que o ser humano deve ser visto e compreendido em sua totalidade, pois somente a totalidade permite a explicação das partes.

                Em Gestalt-Terapia entendemos saúde como fluidez, liberdade para criar, criar-se e recriar-se, num processo contínuo de contato. A maneira como as pessoas fazem contato fala da maneira como estao no mundo, da profundidade e qualidade de seus encontros e desencontros, pois "é neste movimento que nós mesmos nos fazemos presentes e nos reconhecemos, porque somos os contatos que fazemos ao longo da vida" (Ribeiro, 1997)

              Na visão de homem da Gestalt-Terapia, as psicopatologias sao condições existenciais e não essenciais. São aspectos e maneiras de estar-no-mundo, em um determinado momento, em um determinado contexto, que por isso mesmo não definem o sujeito que as vive.