Dança Movimento Terapia




                 A Dança/Movimento Terapia (DMT) surge do encontro da dança com a psicologia e faz parte das chamadas “psicoterapias das artes criativas”. É o uso da dança e do movimento em um processo terapêutico que promove a integração emocional, cognitiva, física e social do indivíduo. (American Dance Therapy Association). É uma abordagem que utiliza a linguagem corporal como principal meio de comunicação e busca ampliar a consciência sobre si mesmo através desta linguagem.

                 A dança, assim como diversos tipos de trabalhos corporais, é um recurso terapêutico e de auto-conhecimento. A DMT, como qualquer psicoterapia, é um caminho em direção à saúde e ao crescimento pessoal, com a especificidade de que o trajeto será percorrido principalmente através do movimento, e não da palavra, como as terapias tradicionais.

                 Dançando posso perceber e entrar em contato com o meu corpo e, neste encontro, dar-me conta de partes que estão enrijecidas e/ou alienadas, esquecidas. O corpo é o lugar onde nossas sensações se expressam; é através do corpo que nos fazemos presentes em nossas vidas, em nossos encontros, e é através dele que fazemos contato com o mundo.

                 A DMT ultrapassa o dicotomia mente-corpo e ve ao ser humano como um todo integrado. Parte do princípio que os padrões de movimento refletem padrões de pensamentos e emoções e, por isso, o movimento corporal pode levar a mudanças psicológicas. Há uma clara relação entre quem somos e como nos movemos.

                 Não se trata de aprender uma técnica específica de dança, mas sim de encontrar e expressar nossa própria dança pessoal. Não se espera que o indivíduo “alcance” determinado movimento, apenas se propicia um espaço para “re-habitar" o corpo e ser autor e criador de sua própria dança. Um espaço para tomar consciência de sua maneira particular de se mover, aqui - agora e buscar uma dança fluida, sem introjetos, sem dever-ser, sem expectativa.

     
Quem pode se beneficiar da Dança/Movimento Terapia?


               Qualquer pessoa que queira desenvolver uma nova relação com o seu corpo, explorar sua criatividade e/ou encontre na linguagem corporal sua maneira de expressão pode se beneficiar com a DMT.

              A DMT é utilizada também como intervencao nas diversas psicopatologias: depressao, esquizofrenia, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, hiperatividade, autismo e outras.

               Pode ser realizada em grupo ou individualmente, com pessoas de qualquer idade. Pode ser aplicada em escolas, hospitais, presídios, em centros de saúde mental, centros comunitários, clínicas particulares ou centros de dança e movimento.

                Não é necessária nenhuma experiência prévia em dança. É recomendada inclusive para quem tem dificuldade em dançar ou se movimentar, pois os bloqueios ao movimento também contêm seus significados e podem ser explorados.


Quais as modalidades de trabalho?

               A DMT está disponível nas modalidades individual e em grupo, com frequencia semanal. 
               A psicoterapia individual tem duração de uma hora.
             A psicoterapia em grupo tem duração de uma hora e meia e o número de participantes varia, com um limite de 12 por grupo.
             Também está disponível através de workshops vivenciais de curta duração, introdutórios à técnica ou temáticos.


Por que utilizar a dança como ferramenta terapêutica?


               O uso da dança e do movimento como ferramenta terapeutica tem sua base na concepcao de corpo-mente como aspectos inseparáveis. Um princípio essencial é considerar que o movimento corporal reflete estados emocionais internos e uma mudanca no repertório de movimento reflete em  mudancas a nível psicológico.

            Os processos mentais e emocionais são freqüentemente sinalizados no corpo na forma de tensão e padrões de movimentos rígidos. Ao se ampliar as possibilidade de movimento, busca-se não apenas explorar novos movimentos corporais, mas também ampliar o repertório emocional, comportamental, do sujeito, possibilitando novas maneiras de se movimentar através das experiências que a vida lhe proporciona.




           As diferentes investigacoes sobre o movimento, a comunicacao nao-verbal e sobre a relacao mente-corpo validam o uso da dançaterapia como ferramenta terapeutica. Estes estudos, em relacao com as teorías psicológicas comtemporaneas, sao a base a partir da qual as pioneiras em DMT comecaram a sistematizar a técnica desta modalidade psicoterapeutica.

          A DMT reconhece o potencial terapêutico do processo criativo da danca e da improvisacao, entendendo o movimento como uma expressao simbólica de sentimentos e inquetudes (Chaiklin & Wengrower, 2008).

          Apesar de ser uma área relativamente nova de conhecimento, o uso da dança com fins terapêuticos cresce simultaneamente em distintos países. A DMT nasce oficialmente como profissão nos Estados Unidos, um dos países pioneiros na técnica, na década de 60. Têm sido estudada e desenvolvida fortemente neste país e em países europeus, como Espanha e Itália. Na América Latina se encontra em maior desenvolvimento na Argentina. No Brasil, esta modalidade de psicoterapia começa a dar seus primeiros passos.





Texto de Isabel Cristina Ribeiro

© Todos os direitos reservados.
Conteúdo protegido pela lei de direitos autorais.
Sua reproducao, parcial ou integral, sem autorizacao por escrito é proibida.