21 setembro 2010

Psicoterapia através do movimento

Por que utilizar a dança como ferramenta terapêutica?

           O uso da dança e do movimento como ferramenta terapeutica tem sua base na concepcao de corpo-mente como aspectos inseparáveis. Um princípio essecial é considerar que o movimento corporal reflete estados emocionais internos e que uma mudanca na gama de possibilidades de movimento acompanha mudancas psicológicas (Fischman, 2001).

            Os processos mentais e emocionais são freqüentemente sinalizados no corpo na forma de tensão e padrões de movimentos rígidos. Ao se ampliar as possibilidade de movimento, busca-se não apenas explorar novos movimentos corporais, mas também ampliar o repertório emocional, comportamental, do sujeito, possibilitando novas maneiras de se movimentar através das experiências que a vida lhe proporciona.

            A dança é uma linguagem artística universal e, como todas as artes, é fruto da necessidade de expressao do ser humano. Desde a antiguidade, a dança se fez presente em rituais e celebracoes de diferentes culturas, como uma forma de catarse, de entrar em contato consigo mesmo, com a comunidade, com a divindade. Em muitas sociedades o homem dancava para celebrar os acontecimentos de sua vida, dançar era uma acao espontanea que integrava o seu dia-a-dia.
             
            O desenvolvimento das ciencias, de maneira geral, e da psicologia, especificamente, privilegiou por muitos anos um dos aspectos do homem, sua racionalidade, reforcando uma concepcao dualista do ser humano. As psicoterapias em sua maioria trabalhavam exclusivamente atraves da palavra, enfatizando a interpretacao do discurso e excluindo a acao do processo terapeutico.

            Com o decorrer do tempo, perdemos a experiencia primária e direta com o corpo: muitas vezes nos distanciamos de tal forma que esquecemos que nao simplesmente temos um corpo, mas que somos um corpo. A Danca Movimento Terapia (DMT) buscou reintegrar as polaridades e resgatar o corpo na totalidade que é o ser humano, reencontrando a sensibilidade, a emocionalidade, o conhecimento e a memória corporal.

            As diferentes investigacoes sobre o movimento, a comunicacao nao-verbal e sobre a relacao mente-corpo de Wilhem Reich, Alexander Lowen, Bartenieff, Laban, validam o uso da dançaterapia como ferramenta terapeutica. Estes estudos, em relacao com as teorías psicológicas comtemporaneas, com aportes de Adler, Jung, Sullivan, Winnicott, Moreno sao a base a partir da qual as pioneiras em DMT comecaram a sistematizar a técnica desta modalidade psicoterapeutica (Fischman, 2001).

            A DMT reconhece o potencial terapêutico do processo criativo da danca e da improvisacao, entendendo o movimento como uma expressao simbólica de sentimentos e inquetudes (Chaiklin & Wengrower, 2008).
          
             Apesar de ser uma área relativamente nova de conhecimento, o uso da danca com fins terapeuticos cresce simultaneamente em distintos países. A DMT nasce oficialmente como profissao nos Estados Unidos, um dos países pioneiros na técnica, na década de 60. Tem sido estudada e desenvolvida fortemente neste país e em países europeus, como Espanha e Itália. Na América Latina se encontra em maior desenvolvimento na Argentina. No Brasil, a danca/movimento terapia comeca a dar seus primeiros passos.
             
Dançar quer dizer,
acima de tudo
comunicar, unir-se,
encontrar-se.

Maurice Bejart


Texto de Isabel Cristina Ribeiro
© Conteúdo protegido pela lei de direitos autorais. Sua reproducao, parcial ou integral, sem autorizacao por escrito é proibida.

Fontes:
Chaiklin, S. & Wengrower, H. 2008. La vida es danza: el arte y la ciencia de la Danza Movimiento Terapia. Editorial Gedisa (Spanish).
Fischman, D.  2001. Artigo: Danzaterapia: orígenes y fundamentos. 
Disponível em http://www.brecha.com.ar/danzaterapia_origenes_fundamentos.pdf




2 comentários:

Simone disse...

Chica, seu blog está ótimo!! Continue escrevendo! = )

Isabel Cristina Ribeiro disse...

Gracias chica! Estou seguindo o conselho de uma amiga e colocando a energia em movimento! :) Besitos